Locum versus Relief

Um dos aspetos que ainda não referi sobre ser farmacêutica em Inglaterra está relacionado com o tipo de contratação do farmacêutico.
Um farmacêutico pode estar empregado a tempo inteiro por uma farmácia (seja a farmácia independente ou pertencente a um grupo de farmácias) ou pode ser trabalhador por conta própria.
Eu sempre fui trabalhadora por conta de outrém, ou seja, sempre pertenci a uma entidade patronal; durante dois anos trabalhei para a Boots e atualmente trabalho para a Well Pharmacy. Para a Boots comecei como Relief Pharmacist, e depois passei a ser Store-Based Pharmacist. Atualmente para a Well sou Relief Pharmacist Manager.

O que significa ser Relief? Significa que vou para as farmácias dentro do grupo que precisam de cobertura de turnos. Não estou fixa numa só farmácia e não sou 'quem manda' nos processos habituais daquela farmácia onde estou a trabalhar. O meu horário varia de semana a semana, e lido com diversas equipas. No dia em que estou na farmácia, sou o Responsible Pharmacist e tudo o que se passar é de minha responsabilidade, mas não sou a farmacêutica habitual, o que significa que se existirem processos com os quais não concordo, não tenho muito impacto em mudá-los. Como cubro turnos, e tenho de percorrer grandes distâncias, um carro é fundamental e as despesas de transporte e estacionamento são cobertas pela empresa.

O que é um Locum Pharmacist? É basicamente um Relief Pharmacist, mas que trabalha por conta própria, ou seja, não está vinculado a uma empresa, logo é o próprio farmacêutico que decide para que farmácias vão trabalhar. Por vezes, as farmácias não conseguem cobrir os turnos, mesmo recorrendo a Relief que trabalhem para elas, e têm de recorrer a agências de Locums. Os Locum Pharmacists, para terem melhores oportunidades de trabalho, estão registados numa agência que, uma vez contactada por uma farmácia necessitada, entra em contacto com o trabalhador por conta própria. Os Locums também percorrem distâncias muito grandes para irem trabalhar; já tivemos o equivalente a um farmacêutico ir desde Porto a Lisboa para um dia de trabalho. O Locum decide o valor que quer cobrar à hora e em praticamente 100% dos casos, esse valor é superior ao de um Relief Pharmacist a trabalhar por conta de outrém. O Locum também decide o seu horário, no sentido em que decide em que dias vai trabalhar, e em que dias está de folga/férias. Por norma, um Locum bem estabelecido, tem boas relações com diversas farmácias da região e acaba por trabalhar dias rotineiros com essas farmácias.
No entanto, trabalhar por conta própria também tem as suas desvantagens. Não há garantias de ter sempre trabalho; o salário é maior, mas tem de fazer os seus próprios impostos e as férias não são pagas (não trabalha nesse dia, logo não recebe); as farmacêuticas não têm direito a licensa de maternidade; em caso de doença, também não recebem qualquer tipo de salário. 
Quem escolhe trabalhar por conta própria tem de ter diversos fatores a considerar, pois os benefícios são muito bons, mas as desvantagens financeiras também têm um grande impacto.

Para mais informações

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A farmácia no UK

O salário

EPS & FRPS