EPS & FRPS
Em Inglaterra, a maior parte dos centros de saúde e farmácias trabalham com o sistema eletrónico de prescrição médica (EPS - Electronic Prescription Service). As receitas são passadas no computador do médico e são enviadas eletronicamente para a farmácia, onde é impresso um token com a receita médica. Para isto acontecer, o utente teve de, previamente, ter nomeado uma farmácia para onde ele quer que as suas receitas sejam enviadas.
Este é um sistema que facilita muito o trabalho da farmácia, pois recebe as receitas com antecedência e pode começar a dispensar a medicação antes de o utente chegar à farmácia. Adicionalmente, resolve certos problemas como, por exemplo, o utente estar à espera de uma receita que por algum motivo não tinha sido emitida, e a farmácia pode ligar ao centro de saúde e pedir a dita medicação; após o médico validar esse pedido, a receita é enviada eletronicamente e nem staff da farmácia, nem utente se têm de deslocar para ir buscar a nova receita médica.
Outra vantagem é a possibilidade de o utente ter a sua receita aviada em qualquer parte do país. Suponhamos que o utente foi de férias, mas tinha a sua receita na farmácia nomeada; o utente pode deslocar-se a uma farmácia no local de férias, essa farmácia entra em contacto com a farmácia habitual, a farmácia habitual liberta a receita para a chamada Spine, a partir de onde a primeira farmácia pode fazer o download da receita e dispensar a medicação para o utente.
A Spine é um centro digital que permite a troca de informações através de vários sistemas do NHS, permitindo também a ligação das farmácias aos centro de saúde, a utentes e a outros. Na Spine também é possível aceder aos registos médicos do utente (mediante autorização de acesso do mesmo).
A introdução do EPS em Inglaterra veio permitir também um serviço gratuito de gestão de medicação regular do utente por parte da farmácia. O Free Repeat Prescription Service (FRPS) dá autonomia à farmácia de pedir a medicação dos seus utentes que estejam inscritos neste serviço aos centros de saúde, receber a receita, dispensar a medicação, e o utente somente tem de ir à farmácia a partir de certa data levantar os seus medicamentos.
A grande vantagem do FRPS é a gestão de volume de trabalho da farmácia, especialmente em períodos de feriados em que os utentes vão em maior fluxo à farmácia para levantar a sua medicação. No entanto, também tem desvantagens, em que o utente perde alguma autonomia em relação à gestão das datas de pedido da medicação, assumindo que o processo é feito de forma automática. Isto costuma trazer alguns conflitos entre utente e farmácia, em que o utente assumiu que certa medicação foi pedida, mas que na realidade não foi porque este não pediu à farmácia para pedir a receita. Este tipo de problemas resolve-se com a 'educação' dos utentes e boa comunicação da farmácia. A farmácia também tem de ter um bom serviço de pedido de receitas médicas ao centro de saúde para o FRPS resultar.
Mais informação
» NHS Electronic Prescription Service
» PSNC: EPS
Este é um sistema que facilita muito o trabalho da farmácia, pois recebe as receitas com antecedência e pode começar a dispensar a medicação antes de o utente chegar à farmácia. Adicionalmente, resolve certos problemas como, por exemplo, o utente estar à espera de uma receita que por algum motivo não tinha sido emitida, e a farmácia pode ligar ao centro de saúde e pedir a dita medicação; após o médico validar esse pedido, a receita é enviada eletronicamente e nem staff da farmácia, nem utente se têm de deslocar para ir buscar a nova receita médica.
Outra vantagem é a possibilidade de o utente ter a sua receita aviada em qualquer parte do país. Suponhamos que o utente foi de férias, mas tinha a sua receita na farmácia nomeada; o utente pode deslocar-se a uma farmácia no local de férias, essa farmácia entra em contacto com a farmácia habitual, a farmácia habitual liberta a receita para a chamada Spine, a partir de onde a primeira farmácia pode fazer o download da receita e dispensar a medicação para o utente.
A Spine é um centro digital que permite a troca de informações através de vários sistemas do NHS, permitindo também a ligação das farmácias aos centro de saúde, a utentes e a outros. Na Spine também é possível aceder aos registos médicos do utente (mediante autorização de acesso do mesmo).
A introdução do EPS em Inglaterra veio permitir também um serviço gratuito de gestão de medicação regular do utente por parte da farmácia. O Free Repeat Prescription Service (FRPS) dá autonomia à farmácia de pedir a medicação dos seus utentes que estejam inscritos neste serviço aos centros de saúde, receber a receita, dispensar a medicação, e o utente somente tem de ir à farmácia a partir de certa data levantar os seus medicamentos.
A grande vantagem do FRPS é a gestão de volume de trabalho da farmácia, especialmente em períodos de feriados em que os utentes vão em maior fluxo à farmácia para levantar a sua medicação. No entanto, também tem desvantagens, em que o utente perde alguma autonomia em relação à gestão das datas de pedido da medicação, assumindo que o processo é feito de forma automática. Isto costuma trazer alguns conflitos entre utente e farmácia, em que o utente assumiu que certa medicação foi pedida, mas que na realidade não foi porque este não pediu à farmácia para pedir a receita. Este tipo de problemas resolve-se com a 'educação' dos utentes e boa comunicação da farmácia. A farmácia também tem de ter um bom serviço de pedido de receitas médicas ao centro de saúde para o FRPS resultar.
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» NHS Electronic Prescription Service
» PSNC: EPS
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