Serviços farmacêuticos
Um dos meus aspetos favoritos em trabalhar em farmácia comunitária são os serviços que podem ser providenciados ao utente. Parte são pagos pelo utente (serviços privados), parte são pagos pelo NHS. Por serem uma boa fonte de rendimento à farmácia, existe alguma pressão para certos objetivos serem alcançados (é tudo um negócio, não é?), mas isso não significa que o utente não beneficie.
Medicines Use Review (MUR) - provavelmente o serviço mais rentável para a farmácia: por cada consulta, o NHS paga £28 à farmácia. É uma consulta farmacêutica grátis em que o utente fala sobre a sua medicação, posologia, preocupações e potenciais efeitos secundários. Incluí-se também conselhos sobre estilo de vida (dieta, exercício, etc.).
New Medicines Service (NMS) - consulta farmacêutica destinada a utentes com certas doenças crónicas (asma, hipertensão, anticoagulantes) a quem lhes foi prescrito um novo medicamento. Sensivelmente uma semana após a prescrição do novo medicamento, o farmacêutico liga ao utente, ou ele vai à farmácia, e é estabelecido se o medicamento está a ser tomado corretamente, se existem efeitos adversos ou preocupações. Duas a três semanas após o início do tratamento, uma segunda e última conversa é tida e quaisquer preocupações desde a primeira consulta são finalizadas, podendo ser feita uma referência médica se necessário.
Emergency Hormonal Contraception (EHC) - provisão da pílula do dia seguinte. Consulta privada para estabelecer se a pílula do dia seguinte é adequada para aquela situação ou se uma referência médica é necessária. Geralmente é uma conversa de 10 a 15min, e se a mulher for elegível, pode ter direito à EHC gratuitamente.
Substance Misuse Service - supervisão do consumo de metadona e buprenorfina para utentes que pertencem a programas de desintoxicação. Parte do serviço incluí também a provisão de kits de agulhas esterilizadas para diminuir a partilha de agulhas e infeções entre utilizadores de drogas ilícitas
Minor Ailments - certas farmácias podem providenciar medicação sem receita médica através do NHS. Isto significa que os utentes podem obter aconselhamento e medicação através da farmácia, em vez de tentarem obter uma consulta com o médico.
Flu vaccine - imunização contra a gripe. Se o utente for elegível, pode ter a vacina gratuitamente através do NHS, ou paga pelo serviço.
Quitting smoking - cessação tabágica, através da provisão de medicação, sem que o utente tenha de se deslocar a um centro de saúde. Não tem de ser necessariamente uma consulta com o farmacêutico, mas sim com um profissional treinado
Health Checks - novamente, não tem de ser necessariamente com um farmacêutico. Consulta destinada a adultos entre os 40 e 74 anos, tem como objetivo identificar sintomas/signais iniciais de doença cardiovascular. Incluí testes ao colesterol e glicémia, assim como medição do IMC (BMI, em inglês).
Travel clinic - em Portugal, antes de viajar, o utente desloca-se ao centro de saúde para obter as suas vacinas assim como todos os conselhos na consulta do viajante. Cá, esta consulta é providenciada em farmácias selecionadas.
Outros serviços - vacinação contra a meningite/HPV/varicela/pneumonia, disfunção erétil
Medicines Use Review (MUR) - provavelmente o serviço mais rentável para a farmácia: por cada consulta, o NHS paga £28 à farmácia. É uma consulta farmacêutica grátis em que o utente fala sobre a sua medicação, posologia, preocupações e potenciais efeitos secundários. Incluí-se também conselhos sobre estilo de vida (dieta, exercício, etc.).
New Medicines Service (NMS) - consulta farmacêutica destinada a utentes com certas doenças crónicas (asma, hipertensão, anticoagulantes) a quem lhes foi prescrito um novo medicamento. Sensivelmente uma semana após a prescrição do novo medicamento, o farmacêutico liga ao utente, ou ele vai à farmácia, e é estabelecido se o medicamento está a ser tomado corretamente, se existem efeitos adversos ou preocupações. Duas a três semanas após o início do tratamento, uma segunda e última conversa é tida e quaisquer preocupações desde a primeira consulta são finalizadas, podendo ser feita uma referência médica se necessário.
Emergency Hormonal Contraception (EHC) - provisão da pílula do dia seguinte. Consulta privada para estabelecer se a pílula do dia seguinte é adequada para aquela situação ou se uma referência médica é necessária. Geralmente é uma conversa de 10 a 15min, e se a mulher for elegível, pode ter direito à EHC gratuitamente.
Substance Misuse Service - supervisão do consumo de metadona e buprenorfina para utentes que pertencem a programas de desintoxicação. Parte do serviço incluí também a provisão de kits de agulhas esterilizadas para diminuir a partilha de agulhas e infeções entre utilizadores de drogas ilícitas
Minor Ailments - certas farmácias podem providenciar medicação sem receita médica através do NHS. Isto significa que os utentes podem obter aconselhamento e medicação através da farmácia, em vez de tentarem obter uma consulta com o médico.
Flu vaccine - imunização contra a gripe. Se o utente for elegível, pode ter a vacina gratuitamente através do NHS, ou paga pelo serviço.
Quitting smoking - cessação tabágica, através da provisão de medicação, sem que o utente tenha de se deslocar a um centro de saúde. Não tem de ser necessariamente uma consulta com o farmacêutico, mas sim com um profissional treinado
Health Checks - novamente, não tem de ser necessariamente com um farmacêutico. Consulta destinada a adultos entre os 40 e 74 anos, tem como objetivo identificar sintomas/signais iniciais de doença cardiovascular. Incluí testes ao colesterol e glicémia, assim como medição do IMC (BMI, em inglês).
Travel clinic - em Portugal, antes de viajar, o utente desloca-se ao centro de saúde para obter as suas vacinas assim como todos os conselhos na consulta do viajante. Cá, esta consulta é providenciada em farmácias selecionadas.
Outros serviços - vacinação contra a meningite/HPV/varicela/pneumonia, disfunção erétil
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