A receita médica
Existem vários modelos de receita médica, mas o mais comum é chamado FP10. A receita pode ser enviada eletronicamente para uma farmácia nomeada pelo utente ou pelo centro de saúde, em que um token da receita é imprimido na farmácia, ou a receita pode ser imprimida no centro de saúde. A primeira imagem é o layout de como uma receita deve ser escrita, e a segunda imagem é um exemplo de uma prescrição impressa no centro de saúde; a receita eletrónica tem exatamente o mesmo layout, a diferença é que é impressa na farmácia em papel branco específico, e a assinatura do médico é digital.
Na receita deve constar:
» Detalhes do utente: nome, morada. A data de nascimento e a idade são legalmente obrigatórios para crianças abaixo dos 12 anos, mas é boa prática estarem presentes para todas as idades
» Nome do medicamento, dosagem e forma farmacêutica claramente estipulados
» Posologia
» Quantidade a ser dispensada
» Assinatura do médico
» Data
» Dados do médico: Nome, número de registo no GMC, nome e morada do centro de saúde/hospital de onde está a prescrever
Na base da receita, do lado direito está o número série da receita. A maior parte das receitas tem um códido de barras à direita para aceder à informação eletrónica da receita.
Como é possível ver na primeira imagem, do lado direito do token há uma lista dos medicamentos prescritos na receita. Esta lista é chamada de 'repeat slip'; é uma lista de medicação aprovada pelo médico em que o utente pode requisitar mais medicação sem ter de passar por uma consulta médica. O médico estipula quantas vezes o utente pode requisitar medicação sem ser visto (geralmente são seis meses de medicação), numa base mensal ou a cada dois meses, e o utente simplesmente deixa este pedido na farmácia ou no centro de saúde para a receita ser emitida e posteriomente enviada para a farmácia ou recolhida pelo doente e ser dispensada. Isto é prática comum para medicação crónica.
As receitas são válidas por seis meses, exceto para psicotrópicos (Controlled Drugs), em que a validade é apenas de 28 dias.
Existem outros modelos de receita médica, consoante o prescritor (médico, enfermeiro, farmacêutico, dentista) e consoante a medicação prescrita (psicotrópicos têm regras adicionais na escrita de receita).
Mais tarde falarei sobre a receita de psicotrópicos e de dispensa de metadona e buprenorfina.
Para mais informações sobre receitas médicas podem consultar:
Comentários
Enviar um comentário