IELTS

Um dos requerimentos legais para registo no Reino Unido como farmacêutico é a demonstração de competência linguística, ou seja, é necessário ter um comprovativo que o farmacêutico tem o conhecimento necessário da língua inglesa para uma prática profissional segura e efetiva. Atualmente, o GPhC aceita três tipos de evidência; a evidência tem de ter sido obtida há menos de dois anos no momento do registo no GPhC:

  1. IELTS nível académico com um resultado mínimo de 7
  2. Qualificação de um curso superior em farmácia num país cuja língua predominante é inglês
  3. Prática profissional de pelo menos dois num país cuja língua predominante é inglês
Para mais informações sobre a demonstração de competência linguística, podem visitar GPhC Guidance on evidence of English language skills.

O que é o IELTS?
O International English Language Testing System (IELTS) é um teste que avalia a competência do candidato em quatro categorias: compreensão oral (Listening), compreensão escrita (Reading), capacidade de escrita (Writing) e competência de discurso (Speaking).
Existem três tipos de teste, consoante as necessidades do candidato. Para estudar numa universidade estrangeira ou para trabalhar numa organização profissional, é necessário obter o IELTS Academic.
A escala de pontuação do IELTS vai de 0 a 9, sendo 0-Não tentou realizar o exame e 9-Utilizador especialista. Cada categoria do teste recebe uma pontuação e dá uma média final. O GPhC requere uma média final de pelo menos 7, e nenhuma das categorias pode ter menos do que 7.

Componentes do teste
  • Compreensão oral (Listening): o teste tem aproximadamente 30min, em que é avaliada a compreensão das ideias principais, de informação factual específica, o reconhecimento de opiniões, atitudes e propósitos do orador, assim como o seguimento do desenvolvimento de um conceito.
  • Compreensão escrita (Reading): decorre em 60min, em que são avaliadas a capacidade de encontrar a essência do texto, assim com as ideias principais e os detalhes, a compreensão de conotações e significados implícitos, reconhecimento de opiniões, atitudes e propósitos do escritor, assim como o seguimento do desenvolvimento de um conceito.
  • Capacidade de escrita (Writing): em 60min o candidato tem de fazer dois textos, em que no primeiro tem de ser capaz de demonstrar capacidade de organizar, apresentar e possivelmente comparar dados, e no segundo texto tem de apresentar uma solução a um problema, apresentar e justificar uma opinião, ou questionar ideias. 
  • Competência de discurso (Speaking): uma conversa de 11 a 14min em que serão avaliadas as competências de manifestar opiniões e informação sobre temas quotidianos, apresentar em detalhe informação sobre um determinado tópico usando uma linguagem apropriada e coerente.
Onde realizar o IELTS e custos
O custo atual do IELTS são 231€ (atenção: existe também uma versão chamada IELTS for UK Visa and Immigration purposes; atualmente, farmacêuticos portugueses NÃO precisam de visa para trabalhar no UK, por isso não é este o IELTS a ser feito).
A marcação é online em IELTS Portugal e poderá ser realizado em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Faro ou no Funchal. Para ver as datas disponíveis ao longo dos próximos quatro meses basta seguirem este link: IELTS Check Test Availability.

A grande pergunta: É difícil?!
Não.
O segredo é ir preparado. E por preparado eu quero dizer: aproveitar os materiais que o próprio British Council disponibiliza depois da inscrição feita, ler os critérios de avaliação de cada componente do IELTS, compreender esses critérios, treinar bastante em casa. Eu fiz o meu IELTS com duas semanas para me preparar, com tempo livre extremamente limitado. Para além dos materiais do British Council, eu também procurei online por testes anteriores que estivessem disponíveis; estes são alguns dos sites que utilizei:
Vão ao site do British Council obter informações sobre o IELTS e os critérios de avaliação. Existem também dicas para suceder em cada secção do teste.

Boa sorte a quem for realizar o IELTS em 2019.

Fonte

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A farmácia no UK

O salário

EPS & FRPS