MDS packs

Fonte
Um Monitored Dosage System (MDS) é um método de dispensa de comprimidos e cápsulas organizado em doses semanais com quatro tomas diárias. Os blisters têm de ter transparentes, e estão selados, sendo somente abertos no dia e hora da toma. Este sistema permite uma melhor gestão da medicação, pois o utente (ou quem administra a medicação ao utente) tem um guia visual da medicação que já foi administrada.
O MDS é bastante útil para utentes com problemas de compliance, que se esquecem de tomar a medicação, ou que são polimedicados e confundem a posologia dos medicamentos.

A dispensa na farmácia começa pela receção e processamento da receita, mas em vez de serem selecionadas embalagens inteiras, os medicamentos são dispensados para blisters MDS. As embalagens vazias e folhetos informativos são mantidos junto aos MDS preparados para o farmacêutico conferir a medicação. Nas etiquetas dos medicamentos tem de vir especificado a cor, forma e inscrições dos comprimidos/cápsulas.

Checar medicação dispensada em MDS é algo que pode ser frustrante, especialmente quando os comprimidos são todos brancos e de formas e tamanhos semelhantes. No entanto, como tudo, é algo que vem com a prática. Em Portugal habituamo-nos a saber a que medicação o utente se está a referir quando diz que é um comprimido amarelo triangular para a pressão arterial; cá é semelhante com os MDS. Depois de checar muitos, e como a medicação tende a ser repetitiva, aprendemos depressa a que medicamento corresponde aquele comprimido branco/azul/vermelho.

Estes sistemas MDS podem ser, ou não, pagos pelo Governo. Por norma, quando um utente pede para ter medicação dispensada em blister packs, a farmácia faz uma referência do utente a uma entidade de forma a obter pagamento pela dispensa em MDS (este é um processo que consome muito tempo e de preferência quer-se pago - e cá não são os utentes que pagam). Essa entidade chama-se Medicines Support Service e cada região tem a sua. Por aqui trato com a Norfolk Medicines Support Service.

Muitas care homes também têm a sua medicação dispensada num tipo de MDS em racks, de forma a facilitar a administração da medicação por parte dos enfermeiros.
Neste caso, os blisters estão organizados semanalmente, mas divididos em Semana 1, 2, 3 e 4 e em quatro cores diferentes. O número da semana está relacionado com um ciclo de 4 semanas de medicação, e as cores simbolizam a altura do dia em que os medicamentos têm de ser administrados: rosa (manhã/pequeno almoço), amarelo (hora de almoço), laranja (meio da tarde/hora do chá) e azul (noite/deitar).
Fonte

Para mais informações:
» RPS - Improving patient outcomes
» Boots - Monitored Dosage System: An operations manual to help you help your care homes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A farmácia no UK

O salário

EPS & FRPS