Standard Operating Procedure

Uma Standard Operating Procedure (SOP) é um documento que as empresas emitem com os passos todos que devem ser seguidos. É um documento legal, assinado pelo Responsible Pharmacist e pelos membros da equipa a quem esse documento é aplicável. Basicamente, uma SOP é o equivalente ao documento de Boas Práticas em Farmácia.

Todo e qualquer novo membro da equipa deve ler, fazer um mini-teste de compreensão e assinar uma nova SOP assim que inicia funções ou assim que uma SOP é atualizada. Devem ser atualizadas a cada dois anos, ou assim que sai nova legislação ou novos procedimentos.

Uma SOP não só é um guia de como fazer certo procedimento, é também uma salvaguarda. O membro da equipa que seguir as SOPs está mais protegido legalmente do que um membro que salta passos. Na eventualidade de haver algum erro de medicação que leve a consequências mais graves, o membro da equipa que conseguir dizer que seguiu o conteúdo da SOP tem a proteção da empresa para a qual trabalha.

Exemplos de SOPs incluem: deveres do Responsible Pharmacist, procedimento para dispensa de medicação, supervisão de metadona/buprenorfina, como preparar medicação em MDS, procedimentos de verificação rotineira de prazos de validade, procedimentos para lidar com psicotrópicos.

No site da National Pharmacy Association (NPA), podem encontrar templates para as várias SOPs disponíveis em farmácia comunitária. Pode parecer que é uma série de documentos secantes para se ler de cada vez que se inicia um trabalho novo, ou de cada vez que sai uma atualização, mas as SOPs são importantes para a segurança e eficiência do dia a dia da farmácia. Sim, são uma 'seca' de ler, mas mais vale compreender o que lá está escrito e como podemos estar protegidos, do que ocorrer um evento em que estaremos em problemas porque 'deu demasiado trabalhar ler aquilo tudo!..'.

Mais informações
» The Pharmaceutical Journal - Writing SOPs: where should you start?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A farmácia no UK

O salário

EPS & FRPS